terça-feira, 1 de junho de 2010

Museu Quinta das Cruzes - relatório







Gostámos muito de visitar o museu Quinta das Cruzes onde vimos coisas fantásticas. Passamos lá uma manhã inteira e tiramos muitas fotografias. César Felipe Gomes, o fundador do museu escolheu aquele lugar para estas colecções, porque foi a primeira residência de João Gonçalves Zarco. No tempo em que foi construído, o museu era muito maior, ia da ribeira de Santa Luzia à ribeira de São João.
O museu Quinta das Cruzes é considerado um museu de arte decorativa. Ao entrar no museu há um brasão da família Lomelinos, um bebedor para pássaros e mesa de desenho. Há imensos contadores feitos com uma técnica francesa antiga chamada embutido, que consiste em colar peças pequeninas de cada vez. Tem também vários quadros nas paredes, com a cidade do Funchal desenhada como era antigamente.
Estas peças de grande valor exigem cuidados especiais. O maior problema para as obras de arte é a luz, porque faz com que as tintas das pinturas desvaneçam gradualmente, de modo que procuram conservá-las longe da luz solar directa. Os funcionários do museu também tomam medidas de prevenção quando o tempo piora no sentido de evitar a humidade e o bolor.
Para além das referidas obras de arte, havia meios de transportes antigos e muitas peças em prata. No jardim havia obras em pedra e bastantes tipos de árvores. Também lá existe um lago e uma capela.

Sem comentários:

Enviar um comentário