terça-feira, 1 de junho de 2010

Museu Henrique e Francisco Franco


Tutelado pela Câmara Municipal do Funchal, o Museu Henrique e Francisco Franco, situado num edifício dos anos 40 à Rua João de Deus, Funchal, dedica-se ao estudo, conservação e divulgação da obra dos irmãos Henrique e Francisco Franco.
Tem desenvolvido uma política da apresentação, em exposições temporárias de média ou longa duração, do espólio do Museu, constituído por escultura, pintura, gravura e desenho dos irmãos Henrique e Francisco Franco.
O Museu abriu ao público em 1987, tendo sido completamente reestruturado em 1995, reabrindo ao público em 1996, com a exposição Por Causa de Paris.
Tendo sempre ocorrido alterações parcelares, apresentou nova exposição de longa duração, em 1998, sob o título Da Luz e da Sombra.
Em 2001 O Lugar da Experimentação, que assim precede a actual exposição inaugurada a 18 de Maio de 2006, com o titulo À Procura da Modernidade.
Para além da rotação completa da colecção, têm ocorrido exposições integradas dentro do normal discurso expositivo, ou em diálogo com particulares peças da colecção como é o caso da exposição Francamente, de Sofia Areal e Alberto Caetano, com texto de João Miguel Fernandes Jorge, em 1998, A Marat, de Rui Sanches, em 1999, Vozes e Olhares no Feminino de Graça Sarsfield em 2001 e Exílio em 2005.
O Museu tem tido por preocupação a realização de várias visitas temáticas, por especialistas como Raquel Henriques da Silva, ou palestras como a de Rosa Figueiredo do Museu da Fundação Calouste Gulbenkian sobre Rodin.
No Museu funciona desde 1997, o serviço educativo que tem desenvolvido actividades pedagógicas com crianças e jovens.

2 comentários:

  1. gostei muito do vosso museu.
    Mas acho que tinha de ter mais imagens.
    Mas está bem estruturado.
    :D

    ResponderEliminar
  2. gostamos do vosso trabalho mas podia ter mais imagens

    ResponderEliminar